15/10/2020

Mais um! Justiça Eleitoral condena _Blog do VT_ por publicar fake news sobre Valderedo Bertoldo, prefeito de Ipanguaçu/RN.

Mais um! Justiça Eleitoral condena _Blog do VT_ por publicar fake news sobre Valderedo Bertoldo, prefeito de Ipanguaçu/RN.

Dando continuidade ao combate às fakes News, a Justiça Eleitoral condenou mais um blogueiro, desta vez, Valderi Tavares da Silva Júnior, um dos responsáveis pelo Blog do VT. A juíza da 54ª Zona Eleitoral, Aline Belém, determinou que o blogueiro excluísse notícia falsa e pejorativa com o Prefeito de Ipanguaçu, Valderedo Bertoldo (PL), sob pena de multa de até R$ 50.000,00.

Segundo a magistrada, a matéria do blog extrapola a livre manifestação do pensamento, vez que se afirma, falsamente, e com a intenção de atacar a imagem de Valderedo, que o candidato  é "atrapalhado e fajuto", além de afirmar que "no fim das contas, o prefeito Valderedo 'o dono do mundo', não respeita mais nem a justiça, mantendo sua página no Instagram com a postagem da obra".

A juíza eleitoral ressaltou que ao clicar nos links das páginas que Valderedo foi acusado de não cumprir a decisão judicial, observa-se que todos foram excluídos. Desta forma “tais afirmações representam propaganda eleitoral negativa, prejudicando a honra e imagem dos Representantes, ou seja, há grande possibilidade de que ao final seja acolhida a consequência jurídica atribuída aos fatos”.

A legislação eleitoral proíbe a veiculação de propaganda que ofende a imagem, honra e dignidade de candidatos, induzindo eleitores a não votar neles.

O Blog do VT é conhecido por publicar matérias que atacam políticos. Agora é aguardar para saber se o blog prefere se redimir ou pagar a multa imposta pela justiça.

Texto e imagem de: GABRIELA DUARTE
BLOG: J, IPANGUAÇUENSE

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...