08/07/2021

CPI da Covid-19 mira dossiê de Roberto Dias para esclarecer existência de ‘cabo de guerra’ na Saúde

CPI da Covid-19 mira dossiê de Roberto Dias para esclarecer existência de ‘cabo de guerra’ na Saúde
Roberto Dias presta depoimento na CPI da Covid-19

A prisão de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, acusado de mentir sob juramento na CPI da Covid-19, nesta quarta-feira, 7, foi o lance final de uma sessão que durou mais de sete horas e que estava cercada de expectativa por uma declaração bombástica, uma espécie de delação premiada que estaria documentada em um dossiê feito por Dias para se blindar das acusações e mostrar uma suposta interferência da Casa Civil e de outros setores do governo do presidente Jair Bolsonaro na pasta responsável por coordenar as políticas públicas de enfrentamento à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo apurou a Jovem Pan, interlocutores do ex-diretor do Ministério da Saúde levaram aos integrantes da CPI a informação de que Roberto Dias havia preparado um dossiê sobre casos de corrupção na pasta e que iria à comissão disposto a “entregar todo mundo”. O mesmo recado foi transmitido ao Palácio do Planalto, a fim de alertar que abandonar um soldado ferido na estrada seria um erro. 

O documento secreto estaria na Espanha, sob os cuidados de seu primo, Ronaldo Dias – no meio da sessão, o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), perguntou a Dias quem era Ronaldo, mas o depoente se limitou a confirmar o laço familiar. “O senhor sabe que fez um dossiê para se proteger. Eu estou afirmando. Sabemos onde está e com quem está. Não vou citar nomes para não atrapalhar as investigações”, afirmou Omar Aziz (PSD-AM), presidente do colegiado – Roberto Dias não negou nem confirmou.

Em outros momentos, os senadores pediram que o ex-diretor desse detalhes de um “cabo de guerra” que estaria ocorrendo no Ministério da Saúde entre militares e indicados políticos. À CPI, Dias confirmou que três de seus subordinados foram exonerados e substituídos por militares assim que o general Eduardo Pazuello assumiu o comando da pasta. O ex-diretor de logística também transferiu a responsabilidade das tratativas para a compra de vacinas ao braço-direito de Pazuello, o secretário-executivo Elcio Franco Filho, coronel do Exército. 

Porém, quando questionado sobre por que foi exonerado, Dias disse desconhecer os motivos. O senador Eduardo Braga (MDB-AM), líder do MDB no Senado, lembrou que o servidor sofreu uma série de retaliações: sua indicação para o cargo de diretor da Anvisa foi retirada e, meses depois, foi exonerado depois de ser acusado de cobrar propina de US$ 1 por dose da vacina da AstraZeneca, em um negócio que seria interme

Credito:André Siqueira - jovem pan
Blog ipanoticias - Neto Camilo Radialista

RN atingiu menor índice de violência dos últimos cinco anos, mostra estudo

RN atingiu menor índice de violência dos últimos cinco anos, mostra estudo
Estudo realizado pelo Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio), em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte mostrou que o estado potiguar atingiu o menor índice de violência dos últimos cinco anos.

Segundo o levantamento do Obvio, de janeiro a abril de 2019 foram contabilizados 488 crimes violentos letais intencionais (CVLI). O número é menor em relação aos anos de 2018 (721 crimes); 2017 (818); 2016 (629) e 2015 (541).

Dos 488 crimes em 2019, 368 foram homicídios dolosos; 53 foram lesões corporais seguidas de morte; 41 intervenções policiais; 16 latrocínios e dez feminicídios. Regionalmente, 53,3% das mortes aconteram no Leste potiguar; 16,8% no Agreste; 6,4% na região Central e 23,6% no Oeste.

Destas, 89 mortes ocorreram em Natal; 52 em Mossoró; 36 em São Gonçalo do Amarante; 35 em Parnamirim; 26 em Macaíba; 19 em Canguaretama; 13 em Ceará-Mirim; 12 em São José do Mipibu; 11 em Extremoz; dez em João Câmara; outras dez em Santa Cruz; nove em Caicó; seis nas cidades de Vera Cruz e Bom Jesus; cinco em Caraúbas, Nova Cruz e Serra do Mel; e quatro mortes nos municípios de João Dias, Ielmo Marinho e Upanema.

As estatísticas ainda mostram que 417 das 488 mortes foram provocadas com armas de fogo; 31 com armasbrancas; 12 com objetos contundentes; 11 por espancamento; seis por asfixia mecânica provocadas, e outras 11 por outros métodos empregados.

Por gênero, 458 vítimas eram do sexo masculino e 30 do sexo feminino.

Estatística mensal

Em comparação aos meses de abril desde 2015, o ano de 2019 também foi o menos violento. Foram 108 mortes neste mês, enquanto que em abril de 2018 foram 171, uma redução de 36,8%.

Já em 2017 foram 215 mortes; 150 em 2016 e 122 em 2015. Neste mês, foram 75 homicídios dolosos; 14 lesões corporais seguidas de morte; dez intervenções policiais, seis latrocídios e três feminicídios.

A maioria dos crimes ocorreu em Natal (19), seguido por Parnamirim (11), Mossoró (10), São Gonçalo do Amarante (8), Macaíba (8), Ceará-Mirim (5), Canguaretama (5), João Câmara (4), São José do Mpibiu (3), Upanema (2), Extremoz (2), Carnaubais (2), Caicó (2), Assu (2), Taipu (1), Currais Novos (1) e Serra do Mel (1). Além de Taipu, Currais Novos e Serra do Mel, outros 22 municípios potiguares registraram um crime violento letal intencional.

Credito: femuRN
BLOG IPANOTÍCIAS - NETO CAMILO RADIALISTA

PEC 32: Rafael Motta assina emendas para assegurar manutenção de direitos dos servidores

PEC 32: Rafael Motta assina emendas para assegurar manutenção de direitos dos servidores
PEC 32: Rafael Motta assina emendas para assegurar manutenção de direitos dos servidores

O Congresso Nacional deve apreciar, nos próximos dias, a reforma administrativa, objeto da PEC 32/2020. O deputado federal Rafael Motta (PSB) assinou emendas que objetivam assegurar a manutenção dos direitos dos atuais servidores.

Para ele, a proposta de mudança à Constituição “favorece o aparelhamento do Estado, esvazia o concurso público e retira direitos adquiridos”.

A estabilidade no serviço público é um dos direitos que conta com o apoio expresso do parlamentar.

“O atual momento político resultante da denúncia feita pelo servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Fernandes Miranda, no caso da Covaxin, ilustra bem a necessidade de manutenção dessa prerrogativa”, afirmou Rafael.

Ele também assinou a emenda que mantém as funções de confiança destinadas exclusivamente aos servidores concursados e a suprime dispositivo que propõe a execução de serviços públicos de forma generalizada pela iniciativa privada.

Credito: Assessoria de imprensa do deputado Rafael Motta
Blog ipanoticias - Neto Camilo Radialista

Videomonitoramento de Pipa avança para garantir segurança a moradores e turistas

Videomonitoramento de Pipa avança para garantir segurança a moradores e turistas
O videomonitoramento da Praia de Pipa avança. Esta semana, a Secretaria Municipal de Turismo de Tibau do Sul anunciou entendimento com a Secretaria de Estado da Segurança Pública sobre a instalação de 12 novas câmeras de videomonitoramento.

Os equipamentos serão adquiridos com recursos destinados, via emenda parlamentar, pelo deputado federal Rafael Motta (PSB), para garantir a segurança de moradores e turistas.

Hoje, o destino conta com 14 câmeras, que passarão por manutenção e melhorias, além da instalação de 12 novos equipamentos.

A expectativa é que a empresa ganhadora da licitação execute os serviços em aproximadamente 60 dias.

“A preocupação com segurança é permanente no nosso mandato e com esse investimento, poderemos trazer resultados concretos, sobretudo com a queda nos índices de criminalidade”, disse Rafael Motta.

Credito: Assessoria de imprensa do deputado Rafael Motta
Blog ipanoticias - Neto Camilo Radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...