08/02/2024

PF pega mensagens de general Braga Netto conspirando contra comandantes que sabiam do golpe

PF pega mensagens de general Braga Netto conspirando contra comandantes que sabiam do golpe
A operação Tempus Veritatis, realizada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, trouxe à tona a participação de altos escalões militares em uma trama para perpetuar Jair Bolsonaro no poder, contrariando os resultados das urnas. Entre os envolvidos, estão sete oficiais-generais de destaque, como o general Braga Netto, vice de Bolsonaro, e o general Estevam Theophilo, mostrando a profundidade da conspiração dentro das forças armadas, seja por ações diretas ou pela omissão.

As investigações da PF evidenciaram que a ideia de um golpe circulava não apenas entre militares bolsonaristas, mas também alcançava o alto comando das forças armadas. Em especial, o general Braga Netto foi flagrado em mensagens discutindo sobre o golpe, indicando que o atual comandante do exército, Tomás Paiva, estava ciente das conspirações, tentando inclusive dissuadir outros militares de aderirem ao movimento golpista.

As mensagens capturadas pela PF sugerem que Tomás Paiva, apesar de conhecer os planos golpistas e discutir sobre eles, não tomou medidas legais contra os envolvidos, configurando uma prevaricação. Vale ressaltar que Paiva já tinha relações com o general Villas Bôas em 2018 e participou de declarações controversas que pressionavam pela prisão do ex-presidente Lula.

A resistência de alguns generais ao golpe não decorria de um compromisso com a legalidade, mas sim de uma falta de confiança no sucesso da empreitada e medo de represálias. Curiosamente, as investigações avançaram não por denúncias dos generais cientes do golpe, mas pela delação do tenente-coronel Mauro Cid, que decidiu colaborar ao ser pressionado pela possibilidade de envolvimento de sua família.

Esta operação destaca o endosso institucional de setores das forças armadas à tentativa de golpe, evidenciando uma complacência com ideias golpistas em suas fileiras. A postura de Tomás Paiva e de outros generais, que optaram pelo silêncio diante de uma clara ameaça à democracia, levanta questionamentos sobre a adesão ao golpismo dentro do alto comando militar.
Credito: plantão Brasil
Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista
Siga nossas redes sociais

Bolsonaro tem passaporte apreendido na operação da PF

Bolsonaro tem passaporte apreendido na operação da PF
Ex-presidente é alvo de medidas restritivas relacionadas à Operação Tempus Veritatis, que investiga organização criminosa responsável por tentativa de golpe de Estado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF), em Angra dos Reis (RJ), nesta quinta-feira (8).

Ele é alvo de medidas restritivas relacionadas à Operação Tempus Veritatis, que investiga organização criminosa responsável por tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Dois ex-assessores de Bolsonaro foram presos na ação: Filipe Martins e Marcelo Câmara. Outros aliados do ex-presidente também foram alvos da operação, entre eles:

Estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em dez estados.

Quem são Filipe Martins e Marcelo Câmara
É ex-aluno do escritor de direita Olavo de Carvalho e atuou na campanha de Bolsonaro à Presidência em 2018. Foi investigado por ter supostamente realizado um gesto supremacista branco durante sessão do Senado, em 2021.

É coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Anteriormente, foi apontado pela PF como uma das figuras centrais no esquema de extravio e venda de joias recebidas pelo ex-presidente.

(Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Basilia Rodrigues, Carolina Figueiredo, Elijonas Maia, Gabriela Prado, Gustavo Uribe e Jussara Soares).

Credito: CNN Brasil
Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista
Siga nossas redes sociais como: Facebook, YouTube, Instagram, twitter.

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...