26/12/2020

Brasil chega a 190,8 mil mortes por covid-19 e tem 7,4 milhões de casos

Brasil chega a 190,8 mil mortes por covid-19 e tem 7,4 milhões de casos
Fisioterapeuta atende paciente com covid-19 no Pará

O Brasil registrou hoje 276 mortes por covid-19. Com isso, agora o país soma 190.815 óbitos pela doença desde o início da pandemia. As informações são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

O número de casos teve um aumento de 16.995 registros nas últimas 24 horas. Agora o Brasil tem um total de 7.464.620 infectados, ainda de acordo com o consórcio de imprensa.

Dados do Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 307 novas mortes por coronavírus. Com isso, o país está com 190.795 óbitos causados pela covid-19 desde o início da pandemia. O número de infectados passou para 7.465.806, com os 17.246 registros positivos de ontem para hoje.

De acordo com o Governo Federal, 6.475.466 pessoas se recuperaram da covid-19. E outros 799.545 pacientes estão em acompanhamento.

Nova cepa do coronavírus
A nova cepa do coronavírus, encontrada inicialmente no Reino Unido, foi detectada em 5 novos países hoje. Itália, França, Espanha, Suécia e Japão confirmaram essa informação. Antes, Alemanha, Dinamarca, Austrália e Holanda tiveram o mesmo problema.

Não há indícios de que a nova cepa do vírus cause uma versão mais grave da covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Mas existe a suspeita de que ele é mais transmissível e tem causado a alta de casos no mundo todo.

Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Imagem: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo
Colaboração para o UOL
BLOG: J, IPANGUAÇUENSE

Estudo: máscaras bloqueiam 99,9% das gotículas que transmitem o coronavírus

Estudo: máscaras bloqueiam 99,9% das gotículas que transmitem o coronavírus
                   Foto: Neto Camilo radialista

As máscaras faciais reduzem em até 99,9% o risco de espalhar as gotículas capazes de transmitir a covid-19 ao falar ou tossir, de acordo com uma nova experiência de laboratório realizada com manequins e humanos, declararam os pesquisadores nesta quarta-feira (23).

Uma pessoa a dois metros de outra que tosse sem máscara será exposta a 10.000 vezes mais gotas desse tipo do que se estivesse usando uma máscara, relataram na revista Royal Society Open Science.

"Não há dúvida de que as máscaras podem reduzir consideravelmente a dispersão de gotículas potencialmente carregadas de vírus", disse à AFP o principal autor do estudo, Ignazio Maria Viola, especialista em dinâmica de fluidos aplicados na Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo.

As minúsculas gotas que são lançadas ao ar, antes de caírem pelo efeito da gravidade, são o principal vetor de transmissão do SARS-CoV-2, lembra.

As gotículas de tipo microscópico, que formam aerossóis, podem permanecer suspensas no ar por longos períodos e representam um risco especial em locais mal ventilados, sem correntes de ar, com pessoas que não usam máscara, ou a usam mal, abaixo do nariz.

O estudo se concentrou em partículas maiores que 170 mícrons de diâmetro, duas a quatro vezes a espessura de um cabelo humano.

Partículas de aerossol, que tendem a seguir as correntes de ar, são geralmente descritas como menores que 20 ou 30 mícrons.

"Em nosso estudo, quando se trata das gotas maiores, encontramos uma redução de 99,9% na transmissão", explicou Ignazio Maria Viola.

A OMS (Organização Mundial da Saúde atualizou recentemente suas recomendações quanto ao uso de máscaras, que passou a recomendar em ambientes fechados, na presença de outras pessoas, se a ventilação for insuficiente.

Texto: internet
BLOG: J, IPANGUAÇUENSE

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...