19/01/2021

Pacientes do AM chegam em hospitais de Natal (RN) na manhã desta segunda-feira

Pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19 chegam a Natal.
12 pacientes com Covid-19 chegaram a Natal por volta das 2h50 desta segunda (18). RN é o quarto estado do país, além do Distrito Federal, a receber pacientes do Amazonas.

Pacientes do AM chegam em hospitais de Natal (RN) na manhã desta segunda-feira

Doze pacientes transferidos de Manaus, no Amazonas, chegaram a Natal na madrugada desta segunda-feira (18). Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e para o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

A transferência acontece por causa do colapso na saúde do Amazonas, com hospitais lotados e sem oxigênio para os infectados com o coronavírus.
10 pacientes de Manaus ficaram no Huol e dois foram para o Hospital Giselda Trigueiro, ambos em Natal — Foto: Assessoria HUOL/Divulgação

Os pacientes foram trazidos em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na Base Aérea de Parnamirim às 2h50.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Dois enfermos foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

O Rio Grande do Norte é o quarto estado, além do Distrito Federal, a receber pacientes transferidos do Amazonas.

OXIGÊNIO: Entenda por que ele é tão importante para pacientes com Covid – e o que acontece quando ele falta
SOLIDARIEDADE: Saiba como fazer doações para ajudar Manaus
Com a transferência para Natal, o número total de pessoas transferidas para outros estados chega a 74. Foram enviados 9 pacientes a Teresina (PI), 23 pacientes a São Luís (MA), 15 para Brasília (DF), 15 para João Pessoa (PB), além dos 12 para a capital potiguar.
12 pacientes de Manaus são transferidos para Natal — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN/Divulgação

De acordo com o Governo do RN, foram assegurados o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para garantir uma assistência segura e eficaz.

“Tudo está preparado para que os pacientes recebam o tratamento da melhor forma possível. Aqui no Rio Grande do Norte, teremos todo apoio tanto da equipe do HUOL como do Giselda e da Sesap para garantir informações aos familiares e o devido apoio à distância com a secretaria de saúde do Amazonas”, afirmou o titular da Sesap, Cipriano Maia. Segundo ele, o RN não corre risco de sofrer com a falta de oxigênio.

Variante da Covid-19
O governo informou ainda que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem.

"As equipes irão estabelecer o fluxo em parceria com o Laboratório de Virologia da UFRN, que mantém articulação com a Fiocruz, para o sequenciamento dessas amostras e identificação da Cepa do vírus SARS-CoV-2", informou o governo.
10 pacientes foram o HUOL e 2 para o Hospital Giselda Trigueiro — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN/Divulgação

Crédito: Fernanda Zauli, G1 RN
G1 RIO GRANDE DO NORTE.18/01/2021
BLOG J, IPANGUAÇUENSE

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...