Mudanças à vista
Com as mudanças, os inícios do Paulista e do Brasileiro serão respectivamente em janeiro e março. Com as mudanças, os inícios do Paulista e do Brasileiro serão respectivamente em janeiro e marçoA Confederação Brasileira de Futebol (CBF) montou o calendário do futebol brasileiro para 2025. A ideia da entidade é antecipar os inícios dos Estaduais e do Brasileiro para a segunda semana do ano e a metade final de março, respectivamente, de modo a encaixar uma parada para o Mundial de Clubes da Fifa. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Mattos em sua coluna no UOL.
Os Estaduais serão antecipados, com previsão para iniciarem em 7 de janeiro e encerrarem em março - sem impactar as 16 datas já estabelecidas. Assim, o Brasileirão poderá iniciar na metade do mesmo mês e realizar a pausa sem afetar os participantes do Mundial. Depois, a disputa do torneio será estendida para dezembro para também respeitar as Datas Fifas ao longo do ano.
A mudança se dá pois entre 15 de junho e 13 de julho será disputado o Mundial. O Brasil conta com Palmeiras, e Botafogo /Atlético-MG (campeões da Libertadores) como seus representantes, que devem ir com força máxima aos Estados Unidos, sede da competição.
O quarteto seria afetado em cerca de nove rodadas do Brasileirão, o que a CBF, depois de "ignorar" por 65 anos esse problema, entende afetar a isonomia da competição. A solução encontrada foi paralisar o campeonato durante a realização do Mundial. Outros clubes poderiam excursionar ou dar férias aos seus atletas no período.
O projeto foi aprovado pelos representantes das Séries A, B, C e D Comissão Nacional de Clubes (CNC), junto de Flamengo e Palmeiras, convidados a participar. Cada divisão possui até cinco enviados, sendo Fluminense, Internacional, São Paulo, Fortaleza e Atlético-GO os da elite nacional. Agora, falta a aprovação das federações estaduais.
E como isso afeta o
Com a mudança, os jogadores terão férias divididas entre o início e a metade do ano. Ademais, a preparação do Corinthians para o Paulista será reduzida. Nesta temporada, por exemplo, a equipe , se disputar a primeira rodada de 2025 dia 7, serão menos 14 dias de treinos.
A alteração nas datas não traria impacto no números de jogos oficiais disputados na temporada, uma vez que as 16 datas do Paulista seriam mantidas, assim como as 38 rodadas do Brasileirão. Com as férias na metade do ano, porém, o Corinthians pode decidir realizar alguma excursão no exterior ou disputar amistosos para manter o ritmo de seus atletas - como uma Florida Cup.
O Timão pode ir se acostumando, pois segundo Rodrigo Mattos é um plano que, se bem sucedido, deve alterar o calendário brasileiro também nos próximos anos à medida que nas temporadas seguintes terão paradas por competições de grande magnitude. Em 2026, terá a Copa do Mundo Masculina, enquanto em 2027 o Brasil recebe a Copa do Mundo Feminina e, em 2028, haverá a disputa da Copa América.
Credito: site meu Timão
Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista