25/11/2021

Oftalmologistas do RN desenvolvem teste rápido e gratuito para identificar problemas de visão

Oftalmologistas do RN desenvolvem teste rápido e gratuito para identificar problemas de visão
Método foi desenvolvido para ser feito em espelhos de salões de beleza, barbearias e academias de ginástica e alertar clientes sobre necessidade de procurar atendimento médico.
Tste rápido foi desenvolvido para ser feito em estabelecimentos como salões de beleza 
Médicos oftalmologistas do Rio Grande do Norte desenvolveram um teste rápido e gratuito para auxiliar na identificação de problemas de visão de maneira simples. De acordo com os especialistas o método poderá ser distribuído em salões de beleza, barbearia e academias e, ao perceber alguma dificuldade, o usuário deve procurar o atendimento médico especializado.
Intitulado "Vision Hair Screening", o método de aferição da acuidade visual foi pensado para esses estabelecimentos porque são bem frequentados e, geralmente, possuem espelhos, necessários para o teste.

Flávia Lana, médica aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) da UnP, e o seu orientador, Prof. Dr. Francisco Irochima, afirmam que buscavam uma solução que fosse de baixo custo e que fosse adequada para os diferentes ambientes.
A ferramenta foi testada em estabelecimentos do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Como funciona

Através do site www.vhscreening.com, o responsável pelo estabelecimento pode imprimir a tabela para o teste de visão, além de medir as distâncias dos ambientes. A tabela precisa ser fixada na parede oposta à parede do espelho, e também deve estar colada em uma altura um pouco acima da cabeça do cliente, para permitir a visualização.

Com o estabelecimento preparado, o cliente testa a visão de cada olho de forma individual, utilizando o reflexo do espelho na frente dele. Este espelho reflete a tabela com letras, números, figuras ou a letra "E" em posições diferentes, a depender da faixa etária e escolaridade do cliente.

Combate à cegueira

A missão do teste é popularizar a detecção dos problemas visuais por meio do teste em crianças e adultos que frequentam esses locais, estimulando essas pessoas a procurar atendimento especializado com um médico oftalmologista caso identifiquem visão borrada ou outras dificuldades.

De acordo com a UnP, o projeto foi apresentado no 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2021 no Centro de Convenções de Natal.
"O método chama atenção das entidades brasileiras que combatem a cegueira por ser acessível, de baixo custo e por oferecer a possibilidade de utilização em qualquer um dos mais de 750 mil salões de beleza e barbearias do Brasil", informou a instituição.

Plataforma

O software desenvolvido pelos médicos recebe a medida do ambiente a ser realizado o teste e, por meio de algoritmo, ajusta as dimensões das letras ou símbolos a serem impressos para a realização da medida da acuidade visual. Um tutorial ilustrado, disponível no site, serve de guia para a utilização da ferramenta.

O layout da interface com o usuário foi desenvolvido por um designer para tornar a usabilidade a mais simples possível. Foram realizados testes em salões de beleza do Rio Grande do Norte e da Paraíba para a validação da funcionalidade da ferramenta.

Credito: Por G1 RN
Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

ITEP/RN muda sistema de agendamento para emissão de identidades a partir desta sexta-feira (26)

ITEP/RN muda sistema de agendamento para emissão de identidades a partir desta sexta-feira (26)
Com objetivo de facilitar o processo para a população, a partir desta sexta-feira (26) o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) promoverá algumas alterações no agendamento para emissão de identidades. A primeira modificação é o endereço, que passa a ser o agendamento.itep.rn.gov.br.

No novo ambiente, o usuário pode escolher em qual central deseja ser atendido e é informado se existem ou não vagas disponíveis. Não é preciso realizar nenhum tipo de cadastro, apenas preencher as informações que são pedidas.

Além disso, o agendamento ficará aberto todos os horários, não mais apenas a partir das 12h. A população passa a ter a possibilidade de escolher qualquer dia da semana para ser atendido, por exemplo: na próxima sexta-feira (26) estará aberto o agendamento para a semana seguinte, de 29 de novembro até 3 de dezembro. A marcação para a semana subsequente sempre abrirá nas sextas-feiras.

Outro detalhe é que a partir de agora a terceira via do RG não existirá mais, serão apenas primeiras e segundas vias, como é feito em todos os Estados do Brasil.

É importante destacar que apenas será atendida a pessoa que os dados constam no comprovante emitido após a finalização do agendamento.

Passo a passo

1 – Acesse o site agendamento.itep.rn.gov.br.

2 – Clique na Central do Cidadão a qual você quer fazer a identidade.

3 – Preencha os dados que são pedidos.

4 – Finalize e imprima ou salve o comprovante de agendamento.

5 – Vá no dia e horário marcados portando os documentos obrigatórios (RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento, duas fotos 3x4).

Credito: tribuna do Norte
Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...