05/03/2021

Governo do RN anuncia toque de recolher integral no domingo e das 20h às 6h nos outros dias da semanaGovernadora atendeu recomendação do comitê científico e anunciou novo decreto nesta sexta-feira (5).

Governo do RN anuncia toque de recolher integral no domingo e das 20h às 6h nos outros dias da semana
Governadora atendeu recomendação do comitê científico e anunciou novo decreto nesta sexta-feira (5).
Por Igor Jácome, G1 RN - 05/03/2021

Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, anuncia toque de recolher em todo o estado.
Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, anuncia toque de recolher em todo o estado.

O governo do Rio Grande do Norte vai decretar ampliação do toque de recolher, que passará a ser integral nos dias de domingo e das 20h às 6h nos demais dias da semana. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) no início da tarde desta sexta-feira (5) e atende a recomendação do comitê científico da Secretaria de Saúde do estado.

"Com base nas orientações do nosso comitê de especialistas e após cuidadoso estudo, levando em consideração a gravidade da pandemia, anunciamos que a partir desse sábado teremos toque de recolher em todo território estadual, com proibição de circulação de pessoas, a partir das 20h até às 6h do dia seguinte", afirmou a governadora.

Veja ocupação de leitos de UTI para Covid em Natal
Durante a vigência do toque de recolher, apenas serviços considerados essenciais deverão ser mantidos, com funcionamento de supermercados, feiras e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar, além de atividades de saúde, segurança, entre outros.

No entanto, o governo ainda não divulgou detalhes do decreto e não explicou, por exemplo, como as pessoas poderão se deslocar de casa para os estabelecimentos de serviços essenciais.

A governadora também afirmou que ficará mantida a suspensão de aulas presenciais nas escolas, além de cultos, missas e outros eventos religiosos.

O que foi anunciado
Ampliação do toque de recolher: medida vale das 20h às 6h nos dias de semana e durante todo o dia de domingo.
O que pode abrir: serviços essenciais, como supermercados, serviços de saúde, segurança, entre outros.
Aulas presenciais devem ser suspensas
Missas e cultos presenciais devem ser suspensos.

O que falta esclarecer

Governo ainda não explicou como será a circulação de pessoas que precisem se deslocar a um dos serviços essenciais
Estado também não declarou quais são os outros serviços considerados essenciais
Fátima disse que entrou em contato com prefeitos, inclusive os de Natal e Mossoró, para pedir apoio às medidas. Apesar do último decreto do estado suspender as atividades em escolas e igrejas, os municípios mantiveram autorização de funcionamento presencial.

"É um momento que exige sacrifício sim. Momento de chamamento aos trabalhadores, aos empresários. Sei o impacto sobre o setor econômico, especialmente o de entretenimento, mas a vida se impõe. Nós temos em primeiro lugar o dever e obrigação de cuidar da saúde do nosso povo", disse a governadora.

De acordo com o governo, a taxa de ocupação de leitos está em 94% nesta sexta. No início da tarde, havia mais de 70 pessoas à espera de um leito, porém a rede pública só tinha 17 disponíveis.

Alta de casos

O estado passa por um aumento de casos e pressão por leitos de Covid-19. Na última quarta-feira (3), o estado alcançou a marca de 871 pessoas internadas em UTIs e leitos clínicos por causa da doença. Os dados são das redes pública e privada e representam o maior número de internados em todo o período de pandemia.

Nesta sexta-feira (5), o estado ultrapassou a marca de 3,7 mil mortes por coronavírus, desde o início da pandemia. 14 óbitos ocorridos nas 24 horas anteriores foram confirmados e notificados em Natal (4), Parnamirim (2), João Câmara (1), Santo Antônio (1), Mossoró (4), Tenente Ananias (1) e São Rafael (1).

A aposentada Romilda Alves de Souza, de 69 anos, precisa de um leito de UTI desde o dia 1º de março para tratamento da Covid-19. Sem leitos disponíveis na rede pública e privada, a família recorreu à Justiça. “Quero uma chance pra minha mãe”, disse o filho Alexsandro Henrique de Souza.

Medidas recomendadas pelo comitê
Adotar toque de recolhera partir das 20 às 06 horas de segunda a sábado em todo o território estadual; aos domingos o toque de recolher aplica-se em horário integral em todo o território estadual, de modo que só será permitido o funcionamento dos estabelecimentos na modalidade delivery e take away

Restringir a venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana, assim como consumo em locais públicos (como por exemplo em bares, restaurantes, conveniências, praças, praias) como estratégia de auxiliar na redução de aglomerações;
Ampliar as medidas restritivas em todo o território estadual por um período de 21 dias, sendo passível de nova avaliação, devendo permanecer abertos apenas os serviços essenciais.

As medidas de supressão adotadas devem ser realizadas de forma simultânea pelos municípios de uma mesma região de saúde, com divulgação de datas para início e nova avaliação do cenário
Não utilização de medicamentos como prevenção ou tratamento precoce para a Covid-19, "uma vez que não existem evidências científicas que embasam esta conduta"
Normatizar a circulação nos espaços coletivos, ou seja, nos serviços essenciais estabelecidos no Decreto Estadual conforme orientações abaixo:
- Definir horários prioritários para idosos,quando aplicável;

Definir horários de funcionamento para cada setor;

Restringir o quantitativo de pessoas por família;
Obedecer ao percentual de ocupação desses espaços de modo que seja possível respeitar o distanciamento social dentro do estabelecimento, evitando a ocupação máxima;
Reforçar o uso obrigatório e correto da máscara em ambientes coletivos, a qual deve preferencialmente ser trocada a cada 3 horas;
Intensificar as fiscalizações

Adotar medidas relacionadas ao funcionamento do transporte público visando à redução do risco sanitário:
Aumentar a frota de transporte coletivo em horários de pico, para reduzir as aglomerações que ocorrem nas paradas de ônibus e dentro dos transportes;

Respeitar as medidas de distanciamento social dentro dos ônibus, sem circulação de passageiros em pé
Reforçar o uso obrigatório e correto da máscara dentro do transporte coletivo;
Aumentar a frequência de higienização dos veículos;
Realizar fiscalizações para verificar o cumprimento das normas nas paradas de ônibus e nos veículos.

Aquisição de testes rápidos de antígeno por municípios e pelo Estado, de modo a facilitar e ampliar o diagnóstico para COVID-19;
Todos os serviços essenciais devem cumprir com as normas sanitárias estabelecidas, de modo a:
Intensificar a triagem dos trabalhadores sintomáticos;

Realizar o teste de diagnóstico em todos os trabalhadores sintomáticos;
Realizar rastreio de contatos;
Proceder com a notificação nos sistemas de notificação recomendados e acionar a Secretaria Municipal de Saúde
- Afastar o trabalhador sintomático e seus contatos pelo período recomendado de isolamento domiciliar;

Intensificar a realização das notificações de casos suspeitos, confirmados ou descartados para COVID-19, assim como óbitos, independentemente do método de diagnóstico utilizado, no prazo de 24 horas, nos sistemas de notificação indicados;

Perseguir junto ao governo federal o aumento da oferta de vacinas e efetivar as estratégias de vacinação de forma mais célere a nível municipal evitando aglomerações nos locais de vacinação;
Melhorar a qualidade da informação e da comunicação sobre o risco sanitário atual e as medidas implementadas.

Credito: G1 RN
Blog Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

ESTAMOS TODOS JUNTOS NESSA BATALHA. VENCEREMOS O CORONAVÍRUS COM FÉ E AÇÃO, EM NOME DE JESUS!

ESTAMOS TODOS JUNTOS NESSA BATALHA. VENCEREMOS O CORONAVÍRUS COM FÉ E AÇÃO, EM NOME DE JESUS!

sexta-feira, 5 de março de 2021
Integração: Presidente Júnior Bola defende a união das câmaras para lutar por melhorias

Foto: arquivo da câmara
Parabéns aos aniversariantes: Júnior Bola (ao centro) e Marlos Victor (a direita).

O presidente da Câmara Municipal de Porto do Mangue, vereador Izidro Gonçalves Monteiro Júnior (MDB), conhecido popularmente como Júnior Bola, comentou sobre a iniciativa dos colegas em criar uma associação representativa do legislativo no Vale do Açu.

“Muito importante essa integração, porque nossa região precisa da união da classe política para reivindicar nossas demandas, e a principal delas hoje são as péssimas condições das estradas, que há tempo espera-se uma solução”. Comentou. 

Junior Bola justificou a ausência na reunião de ontem na Câmara de Serra do Mel. Mas já conformou que na próxima irá participar.

Credito; blogdotonimartins.blogspot.com/

Blog: https://blognetocamilo.blogspot.com/

A câmara municipal de Ipanguaçu/RN, vem através deste comunicado, comunicar que;

A câmara municipal de Ipanguaçu/RN, vem através deste comunicado, comunicar que;
Devido aos acontecimentos relacionados ao covid-19 ( coronavirus) e segundo o decreto estadual no° 30.383 de 26 de fevereiro de 2021, que dispões de medidas de distanciamento social e toque de recolher, a câmara municipal de Ipanguaçu/RN informa que a partir de 04 de março de 2021 as sessões e o expediente funcional administrativa da câmara municipal de Ipanguaçu/RN será realizado sem acesso do público, limitado a presença dos vereadores, servidores e assessores, pois estamos comprometidos a atender as recomendações das autoridades de saúde visando o bem estar da nossa população. 
      
Credito: Câmara municipal de Ipanguaçu/RN. Maiores informações ligar: 
(84) 9.9902-1063 Erivaldo secretário.

Blog Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

Vejam os poderes por de trás das togas do STF e dos togados:

Vejam os poderes por de trás das togas do STF e dos togados:

NÃO. NÃO ERA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.
Cármen Lúcia pediu para Jungmann não soltar Lula, revelam diálogos da Operação Spoofing
Segundo mensagens de Deltan Dallagnol, além de falar com o ex-ministro da Justiça, a ministra do STF também teria orientado os desembargadores do TRF-4 Gebran Neto e Thompson Flores a não cumprirem ordem de soltura do ex-presidente Lula.

Novos diálogos revelados pela Operação Spoofing mostram que a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia ligou para o ex-ministro da Justiça, Raul Jungmann, e pediu para que ele descumprisse a ordem de soltura do ex-presidente Lula, expedida pelo desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em julho de 2018.

Na ocasião, Favreto deferiu liminar determinando a soltura do ex-presidente Lula a partir de um Habeas Corpus ajuizado pelos deputados do PT Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira. Hoje, como bem sabemos, o domingo do dia 8 de julho viveu sob a tensão se a ordem seria acatada ou não pela Polícia Federal, que fica sob comando do Ministério da Justiça, à época comandado por Jungmann.

As novas conversas do ex-coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallgnol, revelam o bastidor do prende-solta do ex-presidente Lula e a interferência do STF, por meio da ministra Cármen Lúcia, para que a ordem emitida pelo desembargador Favreto não fosse obedecida.

Logo após a decisão de Favreto, Moro soltou um despacho onde afirmava que não iria cumprir a decisão porque o “desembargador não tem competência para determinar a soltura do ex-presidente Lula”.

No mesmo documento, Moro afirma ter sido instruído pelo presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores – que aparece nas mensagens de Deltan – a não obedecer a decisão de seu superior antes de consultar o relator da ação penal de Lula na Corte, no caso, João Pedro Gebran Neto, que também aparece nas mensagens de Deltan, ex-coordenador da Operação Lava Jato, como um aliado.

Tanto Thompson Flores quanto Gebran Neto são citados nas mensagens de Deltan afirmando que eles não iriam cumprir a decisão. Além disso, Dallagnol diz que a ministra “Cármen Lúcia ligou para Jungmann e mandou não cumprir e que teria falado também com Thompson”.

Ou seja, a partir das mensagens de Deltan Dallgnol, revela-se que, no bastidor do prende-solta de Lula no domingo de 8 de julho, a ministra do STF entrou em cena pessoalmente para impedir a soltura do ex-presidente.

Após saber da intervenção de Cármen Lúcia, o procurador Deltan Dallgnol comemorou e disse que o “cenário está bom”.

Abaixo, segue a conversa anexada em nova petição da defesa do ex-presidente Lula encaminhada ao STF:

18:13:50 Deltan Valeixo falou com Thompson que mandou não cumprir até
ele decidir
18:13:58 Deltan Isso nos dá mais tempo
18:14:18 Deltan PGR vai apresentar cautelar de 
2p para Laurita ainda hoje
18:14:35 Deltan Carmem Lúcia ligou pra Jungman e mandou não cumprir e
teria falado tb com Thompson
18:14:39 Deltan Cenário tá bom.

Fonte: BBC
Blog Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...