Deputada federal licenciada é considerada foragida da Justiça brasileira
A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29).
A informação foi confirmada pelo Valor com fontes a par do caso. A parlamentar é considerada foragida pela Justiça brasileira porque em junho deixou o país, pouco após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No fim de semana, ela divulgou um vídeo em que dizia estar vivendo como “exilada política” no país europeu, por ser uma “perseguida política” no Brasil. Por meio de nota, a Polícia Federal afirmou que prisão é resultado de cooperação policial internacional e que a deputada será submetida ao processo de extradição, conforme os trâmites previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais.
A deputada foi condenada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão, além da perda do mandato, por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e adulterar documentos.
A condenação ocorreu em maio e, logo depois, a deputada fugiu para a Itália, país onde tem cidadania. Após sua saída do Brasil, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou a inclusão do nome da deputada na lista de difusão vermelha da Interpol.
Zambelli também responde a outra ação penal no Supremo. Ela é ré acusada de porte ilegal de arma, por ter perseguido um homem com pistola nas ruas de São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022. O julgamento foi suspenso em março após pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques.
Blog: ipanotícias -neto Camilo radialista