14/03/2024

Açude acauã, sua bacia ocupa uma área de 384,5 km², sendo a extensão de seu curso principal de 121 km.

Açude acauã, sua bacia ocupa uma área de 384,5 km², sendo a extensão de seu curso principal de 121 km.Sua precipitação anual média é de 503 mm. Devido ao clima semiárido é comum em sua bacia realizar a prática da açudagem, onde o mesmo conta com 94 açudes, desses 13 públicos e 81 de domínio privado. O mesmo deságua no açude gargalheira em Acari.
O gargalheira por sua vez que, todo mundo só o conhece pelo nome de Gargalheiras, mas oficialmente ele é chamado de Açude Marechal Dutra, represando o rio Acauã, que faz parte da bacia do rio Piranhas/Assu. A estrutura deixada pelo DNOCS, no entorno da parede do açude, está sendo aproveitada como equipamento turístico. Mas tudo de forma artesanal, ainda sem a preocupação de oferecer um bom atendimento ao turista.

A barragem, construída em concreto entre as serras do Abreu, da Carnaubinha, Olho d'água e Gargalheiras, tem uma altura que chega aos 25 metros e 250 metros de coroamento, A bacia hidráulica ocupa uma área de 780 hectares e a capacidade máxima de armazenamento chega aos 40 milhões de metros cúbicos. A água é utilizada para abastecer as cidades de Acari e Currais Novos. É sabido que o gargalheira tem o seu desagrar na barragem armando Ribeiro Gonçalves.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves teve a sua inaugurada em 20 de maio de 1983.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,627 bilhão de m³, correspondentes a 68,57% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³.
A mesma barragem tem como final de seu curso no mar na cidade de Macau/RN.

Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista.
Siga nossas redes sociais para ficar melhor informado.

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...