03/04/2023

Quem é Bibi Perigosa? Traficante potiguar presa no Rio tentou em vão proteger o marido de execução e herdou facção deleSegundo as investigações, Andreza Cristina Lima Leitão, de 31 anos, é chefe da facção Sindicato do RN e criou a Companhia dos Artilheiros para as recentes ações criminosas no estado de origem.

Quem é Bibi Perigosa? Traficante potiguar presa no Rio tentou em vão proteger o marido de execução e herdou facção dele
Segundo as investigações, Andreza Cristina Lima Leitão, de 31 anos, é chefe da facção Sindicato do RN e criou a Companhia dos Artilheiros para as recentes ações criminosas no estado de origem.
Andreza Cristina Lima Leitão, a Bibi Perigosa ou Andreza Patroa, foi presa no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Presa neste domingo (2) na Zona Oeste do Rio, Andreza Cristina Lima Leitão, a Bibi Perigosa ou Andreza Patroa, é apontada como chefe da facção criminosa potiguar Sindicato do RN, herdada do marido, a quem tentou salvar de uma execução. Ela estava refugiada no RJ havia quase três anos, com o nome falso de Rafaela de Freitas Carvalho. Andreza nega as acusações.

A Bibi potiguar é uma “xará” da Bibi Perigosa da Rocinha, Fabiana Escobar, que inspirou a autora Gloria Perez a criar a personagem de Juliana Paes na novela “A Força do Querer”.

Segundo as investigações, Andreza ordenou daqui do Rio a sequência de ataques em seu estado de origem. A onda de atentados começou no dia 14 e só terminou no dia 25.

Em defesa, Andreza negou ser chefe de quadrilha e disse à polícia que vivia no Rio “de mesada”.

Tentou salvar o marido
Na madrugada de 10 de setembro de 2016, Andreza e o marido, Elinaldo César da Silva, o Sardinha, foram atacados a tiros na saída de uma boate em Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. Segundo a polícia potiguar, Andreza chegou a se jogar na frente de Elinaldo para protegê-lo.

A tentativa de salvá-lo foi em vão. Bibi foi atingida na perna, e o marido, executado, morreu na hora. Mesmo com o ferimento, Andreza recusou atendimento médico e foi embora do hospital.

Em 24 de janeiro de 2018, Andreza — já condenada a 10 anos de prisão por tráfico de drogas e organização criminosa — foi presa no bairro Ponta Negra, em Natal, após uma denúncia anônima.

No fim de 2018, Bibi progrediu para o semiaberto, mas não mais compareceu em juízo e sumiu do mapa.

Uma semana de vigilância
“Andreza criou o grupo Companhia dos Artilheiros, que promoveu verdadeiros atos terroristas na cidade de Natal, incluindo assassinatos, roubos em série, depredação de prédios públicos e incêndios de veículos e residências”, afirmou o delegado Rodrigo Coelho.

De acordo com as investigações, logo depois dos ataques de março, Bibi se abrigou no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, dominado pelo Comando Vermelho, aliado do Sindicato do RN.

Com operações policiais na localidade, Bibi foi para a Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste, sob a mesma facção.

A polícia vinha monitorando Andreza havia uma semana. Na noite de domingo, ela saiu da Vila Kennedy para passear num shopping no bairro vizinho de Campo Grande — momento que foi presa.

Créditos: Leslie Leitão, TV Globo
Blog ipanoticiais-neto camilo radialista
Facebook: neto camilo radialista
@ipanewsfm95 @netocamilo51

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...