01/06/2021

RN vai receber mais 109.540 doses de vacina contra Covid-19, diz governadora

RN vai receber mais 109.540 doses de vacina contra Covid-19, diz governadora

                                   Governo aguarda previsão de chegada dos imunizantes.


O Rio Grande do Norte vai receber 109.540 doses de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) em suas redes sociais.

Segundo ela, serão 95.500 doses de AstraZeneca e 14.040 doses da vacina da Pfizer. Ainda não há data definida para a chegada dos imunizantes.


Vacinação no RN

De acordo com o RN + Vacina, sistema que monitora a vacinação no Rio Grande do Norte, o estado já recebeu 1.527.520 doses de imunizantes. Foram aplicadas 1.068.203 doses, sendo 703.994 pessoas que receberam somente a primeira dose e 364.209 que já tomaram as duas doses.


RN vai receber mais 109.540 doses de vacina contra Covid-19, diz governadora

credito: G1 RN

blog: IPANOTICIAS

Covid-19: RN investiga caso suspeito da variante indiana em paciente potiguar

Covid-19: RN investiga caso suspeito da variante indiana em paciente potiguar
Suspeito testou positivo para Covid-19 e Secretaria Estadual de Saúde vai enviar amostras para investigação na Fiocruz e no Instituto Evandro Chagas. Potiguar esteve em contato com paciente que está com a variante indiana no Maranhão.

                    Estrutura do coronavírus.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou que abriu investigação para apurar o primeiro caso suspeito da variante indiana em um paciente do estado.

Variante indiana: país tem 8 casos confirmados
Variante indiana do coronavírus: transmissão, mutações e o que se sabe sobre a B.1.617
Nova variante, crise alimentar e 'fungo preto': a pandemia na Índia em 3 pontos
Segundo a Sesap, o paciente teve contato com um caso confirmado da variante B.1.617 no Maranhão, e recentemente testou positivo para a Covid-19. A investigação agora é para apurar por qual cepa ele foi infectado.

As amostras do paciente potiguar serão enviadas para a Fiocruz e para o Instituto Evandro Chagas "com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no estado", segundo informou o governo do RN.

Explosão de casos e mortes por Covid-19 na Índia: entenda em 5 pontos

De acordo com a Sesap, o paciente suspeito chegou ao Rio Grande do Norte após viagem que realizou ao Maranhão e no momento tem o estado de saúde estável e está em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização.

O Brasil tem até o momento oito casos confirmados da variante indiana: seis deles no Maranhão (cinco estão em quarentena dentro do navio e um deles está internado em São Luís), um no Rio de Janeiro (de um passageiro vindo da Índia e que desembarcou em São Paulo) e um em Juiz de Fora (também viajou ao país asiático e chegou ao Brasil via Guarulhos-SP).

O Ceará teve um caso suspeito descartado na variante indiana, assim como o Distrito Federal, onde o paciente segue sendo investigado mesmo após ter testado negativo para Covid-19.

Variante indiana

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a B.1.617 é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.

OMS classifica variante de Covid B.1.617, que circula na Índia, como uma variante de preocupação global.
Apesar de ter sido notada no ano passado, foi somente em 10 de maio que a OMS classificou a variante B.1.617 como "preocupação global".

Acredita-se que variante se dissemine mais rápido. No entanto, cientistas ainda não sabem dizer se é mais letal e se tem maior transmissibilidade.


Credito: G1 RN
Blog: ipanoticias
Com Neto Camilo Radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...