12/05/2021

Novo surto de Chikungunya e dengue em ipanguaçu/RN está crescendo a cada dia que passa.

Devido a alguns convites feito ao blog Neto Camilo por alguns moradores do bairro Ilha grande, nós fomos até lá para falarmos um pouco sobre esse surto referindo-se ao Chikungunya e dengue.
          Mosquito transmissor da Chikungunya

Segundo relatos da população, a cidade entrou numa onda de Chikungunya, lá, fomos informados por moradores do bairro Ilha grande, que, no bairro contém inúmeros lugares com supostos locais apropriados para a procriação da lava do mosquito da Chikungunya e dengue aonde os dois mosquitos são muito parecidos.       Este é o mosquito transmissor da dengue.

Em 2015, eu Neto Camilo Radialista fui infectado por um mosquito em horário de almoço, consegui matar o mosquito meio que sem querer, e logo no final do dia em curso, já tive febres muito forte e dores no corpo inteiro e, até hoje eu sinto dores nas minhas articulações como dedos, joelhos e tornozelos.

Sintomas

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos, dores nos olhos e manchas vermelhas na pele. Segundo pesquisas, não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Transmissão.

Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto. O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.

Prevenção

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra chikungunya. (Eu Neto Camilo tomei paracetamol no período de febres e dores). Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Blog: Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...