06/04/2021

O blog Neto Camilo esteve no último dia 05/04/2021 no centro de covid-19 da cidade de Ipanguaçu. Foi observado que lá é colocado a disposição dos Ipanguacuenses e vejam como funciona cada dos tipos de teste que lá está a disposição de todos os cidadãos de ipanguaçu/RN.

O blog Neto Camilo esteve no último dia 05/04/2021 no centro de covid-19 da cidade de Ipanguaçu. Foi observado que lá é colocado a disposição dos Ipanguacuenses e vejam como funciona cada dos tipos de teste que lá está a disposição de todos os cidadãos de ipanguaçu/RN.
Saiba quais são os tipos de testes para diagnosticar a Covid-19
RT-PCR e testes sorológicos têm cobertura pelos planos de saúde

O exames de Covid-19 com cobertura garantida nos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são o RT-PCR e a sorologia

Os exames para diagnosticar se uma pessoa está com Covid-19 ou teve a doença apresentam diferenças tanto na coleta de material quanto na data em que se deve ir ao laboratório fazer o teste.

Confra as diferenças entre os exames e quais são os cobertos pelos planos de saúde.

RT-PCR: É o exame capaz de identificar o vírus ativo no corpo humano. Esse teste leva, no mínimo, seis horas para ficar pronto. O material utilizado para a análise é retirado das vias aéreas do paciente, por meio de um tipo de cotonete. O RT-PCR é indicado para a fase aguda da doença, do primeiro ao oitavo dia após o aparecimento dos sintomas.

RT-PCR rápido: É o mesmo tipo de teste do RT-PCR comum, no entanto seu processamento é muito mais rápido, levando cerca de 1 hora. Ele é indicado para casos de urgência, como a necessidade de fazer o teste antes de uma cirurgia, por exemplo. Pode ser usado também por aquelas pessoas que precisam de um exame negativo para fazer viagens internacionais.

Sorológico: É um exame feito a partir de uma pequena amostra de sangue do paciente. Ele indica se houve ou não criação de anticorpos contra o coronavírus, o que pode indicar que a pessoa já foi ou não infectada pelo vírus. A sorologia é recomendada a partir do oitavo dia do aparecimento dos sintomas.

Painel viral: 
É um exame que consegue diagnosticar mais de 20 tipos de vírus com apenas uma amostra. Também é coletado o material das vias aéreas dos pacientes. A possibilidade de diagnóstico do coronavírus foi recentemente incluída neste teste.

Os exames pagos pelos planos de saúde
O exames de Covid-19 com cobertura garantida nos planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são o RT-PCR e a sorologia , realizada com a pesquisa de anticorpos (IGG ou anticorpos totais).

Quem se enquadra na cobertura
Segundo a ANS, têm direito ao exame: pacientes com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e crianças ou adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.

Prazo de autorização
As operadoras têm até três dias úteis para autorizar exames de diagnóstico. No entanto, se o médico sinalizar que se trata de urgência ou emergência, o exame deve ser realizado de imediato.

Na cidade de Ipanguaçu, prefeitura municipal através da secretária de saúde disponibiliza os seguintes testes aos Ipanguacuenses.

RT-PCR, SWAB, TESTE RÁPIDO E SOROLOGIA

Na Av. Luiz Gonzaga n° 921
Centro de Cultura Poeta José Coriolano Ribeiro - centro

Blog: Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

Brasil supera 13 milhões de casos de Covid; média de mortes está em 2.698 por diaPaís contabilizou 13.023.189 casos e 333.153 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.

Brasil supera 13 milhões de casos de Covid; média de mortes está em 2.698 por dia
País contabilizou 13.023.189 casos e 333.153 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.
O Brasil superou a marca de 13 milhões de casos de Covid e registrou 1.623 mortes pela doença nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira (5) 333.153 vítimas. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou em 2.698. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +15%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

A estabilidade nos óbitos vem após 35 dias com essa tendência em alta. Não é seguro, no entanto, assumir que o país está vendo uma desaceleração na alta de mortes, já que os registros costumam ser menores durante e logo após um feriado como o do último final de semana estendido. Isso ocorre devido a equipes reduzidas de plantão trabalhando na inclusão dos registros. É importante verificar se os próximos dias apresentarão dados represados.

Já são 75 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 20 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e é o décimo dia com a média acima da marca de 2,5 mil.

Terça (30): 2.728 (recorde), Quarta (31): 2.971 (recorde), Quinta (1º): 3.119 (recorde)
Sexta (2): 3.006, Sábado (3): 2.800
Domingo (4): 2.747, Segunda (5): 2.698
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 13.023.189 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 39.629 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 63.691. Isso representa uma variação de -15% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Onze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, CE, MA, PB, PE e PI.

Brasil, 5 de abril

Total de mortes: 333.153
Registro de mortes em 24 horas: 1.623
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 2.698 (variação em 14 dias: +15%)
Total de casos confirmados: 13.023.189
Registro de casos confirmados em 24 horas: 39.629

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 63.691 por dia (variação em 14 dias: -15%)
Estados
Subindo (11 estados e o Distrito Federal): ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, CE, MA, PB, PE e PI
Em estabilidade (9 estados): AC, AP, PA, RO, RR, TO, AL, RN e SE

Em queda (6 estados): PR, RS, SC, GO, AM e BA
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Por G1: 05/04/2021
Blog: Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...