18/09/2021

POLÍTICAMetade dos brasileiros diz que há chance de Bolsonaro dar golpe, e 70% acreditam que democracia é o melhor para o país, diz Datafolha

                                   POLÍTICA

Metade dos brasileiros diz que há chance de Bolsonaro dar golpe, e 70% acreditam que democracia é o melhor para o país, diz Datafolha

Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados afirmam que há possibilidade de nova ditadura no Brasil. O instituto ouviu 3.667 pessoas entre 13 a 15 de setembro em 190 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Levantamento do Instituto Datafolha divulgado neste sábado (18) pelo jornal "Folha de S.Paulo" diz que para 50% dos entrevistados existe a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro tentar um golpe de Estado.


Veja o resultado:
30% dizem que há muita chance de Bolsonaro dar um golpe de estado
20% dizem que há um pouco de chance de golpe
45% dizem que não há nenhuma chance
6% não sabem
A soma dos quatro itens ultrapassa os 100% em razão de arredondamentos.

Ainda segundo o Datafolha, para 70% dos ouvidos, o sistema democrático é o melhor para o país. Outros 17% dizem que tanto faz se há democracia ou ditadura e 9% dizem que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático.

O instituto ouviu 3.667 pessoas de 13 a 15 de setembro em 190 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O Datafolha faz a pergunta sobre democracia desde 1989. Em relação à pesquisa mais recente, de junho de 2020, houve uma queda de cinco pontos no apoio à democracia – eram 75% os que concordavam que a democracia é a melhor forma de governo. Os que avaliavam que tanto faz ditadura ou democracia eram 12%, e os favoráveis à ditadura eram 10%.

O momento com menor apoio à democracia ocorreu em fevereiro de 1992, quando 42% diziam achar o sistema o melhor e 22% disseram que a ditadura poderia ser melhor em algumas circunstâncias.


Chance de ditadura
20% dizem que há muita chance de ditadura no Brasil
31% dizem que há um pouco de chance
45% dizem que não há nenhuma chance
5% não sabem
Na última pesquisa sobre isso, em junho de 2020, 21% viam muita chance de ditadura e 25%, um pouco de chance. Por outro lado, 49% não acreditavam em nenhuma chance de ditadura no Brasil e 5% não sabiam.

A pesquisa do Datafolha foi feita uma semana após declarações golpistas do presidente Jair Bolsonaro. Em manifestações do 7 de Setembro, Bolsonaro atacou ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. Juristas viram crime de responsabilidade na fala do presidente.

Credito: G1
Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

Flamengo pode ser excluído da Copa do Brasil e Grêmio herdar a vaga

Flamengo pode ser excluído da Copa do Brasil e Grêmio herdar a vaga
Circula pelas rede sociais um vídeo da torcida do Flamengo cantando uma música homofóbica, citando o povo do Rio Grande do Sul. Aliás, esse canto é popular no país inteiro, em jogos contra times do RS. “Arerê, Gaúcho da o c* e fala tchê”, diz a letra entoada por rubro-negros que estiveram no Maracanã no jogo de quarta-feira (15).

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ) é claro quanto a punição nos casos em que acontece algo desse tipo. 

Veja o que diz o Artigo 243-G:

“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”.

O CBDJ deixa claro que o clube pode ser punido no caso de cânticos de torcida, assim, o caso de Flamengo x Grêmio poderia ser enquadrado. Veja o que diz o texto:

“§ 2º A pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)”.

Grêmio foi excluído da Copa do Brasil em 2014 pelo mesmo artigo

Em 2014, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil, em duelo com o Santos, porque a torcida gremista chamou o goleiro Aranha de “macaco”. Sendo assim, o tricolor acabou julgado e excluído do torneio pelo artigo 243-G do CBJD. O tricolor havia perdido o primeiro jogo por 2×0 em casa.

O caso de exclusão do Grêmio era racismo e agora por homofobia. Grêmio x Flamengo estão travando uma guerra nos bastidores e esse pode ser o novo capítulo dessa história.

Credito: portal do gremista
Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...