14/03/2022

CONHEÇA O MAIS NOVO RG OBRIGATÓRIO E SAIBA COMO ELE VAI FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS

CONHEÇA O MAIS NOVO RG OBRIGATÓRIO E SAIBA COMO ELE VAI FACILITAR A VIDA DAS PESSOAS
Você certamente conhece pessoas que têm aquele RG velho, que acabou se deteriorando com o tempo e que, além de estar sempre amassado, parece que está a um passo de rasgar. Isso acontece porque o RG é um documento que as pessoas têm por bastante tempo e que nunca precisam mudar, caso nunca tenham perdido.

Porém o tempo passa e algumas coisas acabam ficando para trás, e o seu RG é uma das coisas do nosso dia a dia que está defasada e que vai sofrer grandes mudanças muito em breve.

Uma das provas de que o RG é um documento que está ficando para trás é que nós, brasileiros, só usamos ele quando praticamente somos obrigados, isto é, quando podemos usar a CNH, por exemplo, é por ela que optamos, já que, sempre que alguém exige um documento com foto, esse é o primeiro documento que vem em mente.

Porém o novo modelo de RG está vindo para tornar o documento mais prático e para mudar muita coisa na forma que nós o conhecemos.

Primeiramente, a nova versão do RG vai ter o seu número do seu CPF, o Cadastro Nacional de Pessoa Física. Isso torna mais práticos os momentos nos quais precisamos do número e evita a necessidade de andar com todos os documentos.

Tecnologia
Além disso, a tecnologia vai ser parte importante dessa nova versão do RG, uma vez que irá permitir a validação eletrônica através de QR Code, até de forma off-line.

Isso sem contar na praticidade de ter o documento tanto em papel, como já estamos acostumados, como também na sua forma digital, assim não precisamos nos preocupar em ter ele sempre no bolso.

Mas a maior contribuição que o novo RG vai trazer, e que vem sendo um problema para a vida do governo, é que atualmente existem diversos modelos de RG que foram mudando ao longo do tempo. Dessa forma, se você for olhar na sua família, verá que os seus avós têm um modelo e seus pais têm outro.

Isso gerava confusão, porque o modelo de números também era diferente, e, agora, com essa nova versão, tudo será unificado e haverá um único padrão nacional para todos os 27 estados do país.

Padrão internacional
Mas é importante saber também que o padrão do RG também vai ser internacional, já que ele vai contar com o código MRZ, também chamado em inglês de Machine Readable Zone, o mesmo que os passaportes têm.

Isso significa que ele vai poder ser usado na hora de fazer viagens internacionais através de países do Mercosul, deixando a sua viagem muito mais simplificada.

Outro detalhe que pode ajudar na hora de uma emergência, inclusive dentro das viagens internacionais, é que você pode adicionar ao seu RG informações para emergências, como o seu tipo sanguíneo, alergias, se você é doador de órgãos e tudo mais.

Ele também vai ter um visual único em todos os estados, o que ajuda na identificação de documentos em caso de emergência.

Blog ipanoticias-Neto Camilo Radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...