16/09/2021

TSE manda PF e MPF investigarem lavagem de dinheiro em ação contra BolsonaroDeterminação é dada no âmbito de investigação judicial eleitoral que apura ataques cibernéticos em grupo do Facebook para beneficiar a campanha presidencial de Bolsonaro em 2018

TSE manda PF e MPF investigarem lavagem de dinheiro em ação contra Bolsonaro
Determinação é dada no âmbito de investigação judicial eleitoral que apura ataques cibernéticos em grupo do Facebook para beneficiar a campanha presidencial de Bolsonaro em 2018
Hacker que invadiu sistema do TSE é do exterior, diz PF 

Conjur - Para que apurem se houve prática de lavagem de dinheiro, o Tribunal Superior Eleitoral enviou para a Polícia Federal e o Ministério Público Federal os documentos da ação de investigação judicial eleitoral que apura ataques cibernéticos em grupo do Facebook para beneficiar a campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018.

A ação foi ajuizada pela chapa encabeçada por Marina Silva (Rede/PV) — há outra semelhante movida pela coligação liderada por Guilherme Boulos (PSol/PCB). Ambas as ações apontam suposto abuso eleitoral e pedem a cassação dos registros da candidatura, dos diplomas ou dos mandatos dos representados, além da declaração de inelegibilidade de Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, por oito anos.

Os autores sustentam que, durante a campanha eleitoral, em setembro de 2018, o grupo virtual Mulheres Unidas Contra Bolsonaro, que reunia mais de 2,7 milhões de pessoas, sofreu ataques de hackers que alteraram o conteúdo da página. As interferências atingiram o visual e até mesmo o nome da página (modificado para Mulheres COM Bolsonaro #17), que passou a compartilhar mensagens de apoio aos então candidatos e conteúdos ofensivos, bem como excluir participantes que o criticavam.

Em petição enviada ao TSE em 9 de setembro, Marina Silva, representada pelos advogados Rafael Moreira Mota e Saulo Malcher Ávila, do Mota Kalume Advogados, afirmou que os ataques ao grupo do Facebook foram associados ao número identificador do computador de Victor Gabriel de Oliveira, ligado à campanha de Bolsonaro.

De acordo com pesquisa feita pela defesa, Oliveira pode ter buscado utilizar, mediante fraudes, a ferramenta PayU para receber pagamentos em retribuição aos ataques promovidos contra o grupo "Mulheres Unidas Contra Bolsonaro". Como tal fato pode configurar lavagem de dinheiro, os advogados pediram que o TSE enviasse os

Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

Ministério da Saúde volta atrás e não recomenda vacinação para adolescentes sem comorbidadesPasta publicou uma nota informativa com a orientação na noite desta quarta-feira, horas após o início da campanha nacional para jovens entre 12 e 17 anos.

Ministério da Saúde volta atrás e não recomenda vacinação para adolescentes sem comorbidades
Pasta publicou uma nota informativa com a orientação na noite desta quarta-feira, horas após o início da campanha nacional para jovens entre 12 e 17 anos
Em Porto Alegre, vacinação de adolescentes sem comorbidades começou na terça-feira, dia 14

O Ministério da Saúde (MS) emitiu na noite desta quarta-feira (15) uma nota informativa aos Estados e municípios, revisando a orientação sobre a vacinação contra a covid-19 para adolescentes sem comorbidades. A nota informa que o MS não recomenda mais a aplicação da vacina no público de 12 a 17 anos – que começara a ser contemplado pela campanha nacional horas antes, no mesmo dia. Porto Alegre, no entanto, iniciou na terça-feira a imunização na faixa etária de 17 anos. 

O documento foi publicado no sistema do Ministério da Saúde por volta das 21h30 e é assinado eletronicamente por Rosana Leite de Melo, secretária-extraordinária de Enfrentamento à Covid. A pasta mantém, no entanto, a orientação para que a vacinação siga em adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A nota destaca que a "Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades" e que os benefícios da vacinação para este público "ainda não estão claramente definidos". No Brasil, o único imunizante usado nessa faixa etária é o da Pfizer.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou que distribuiu, na quarta-feira (15), a todos os municípios doses da Pfizer para vacinar adolescentes sem comorbidades com 17 anos, decisão que foi pactuada com o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (CosemsRS). "Nas próximas remessas de Pfizer para D1, tendo em vista a nota divulgada pelo MS, se fará nova avaliação", afirmou a assessoria de imprensa da SES. O Estado deve receber na tarde desta quinta-feira nova remessa de Pfizer, com 191.880 doses.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, em entrevista ao programa Chamada Geral, da Rádio Gaúcha, afirmou a Capital segue vacinando o grupo normalmente, sem alterações. Nesta quinta, podem se vacinar maiores de 15 anos.

O fabricante da Pfizer tem a indicação para este público – afirmou, pedindo que os pais "fiquem tranquilos" e sigam levando os filhos adolescentes para vacinar:

Os pais podem levar seus jovens, nós temos vacinas para todos os jovens de 12 anos a 17 anos. 

Conass e Conasems pedem posicionamento da Anvisa
Em ofício encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) pedem posicionamento "imediato" da agência diante de um "advento grave relacionado à Pfizer". O documento ainda cobra posição a respeito da redução do intervalo do imunizante para oito semanas diante de um "cenário de disponibilidade de doses anunciado pelo Ministério da Saúde". 

Leia, na íntegra, a nota do Ministério 
 "NOTA INFORMATIVA Nº 1/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS

Assunto - Vacinação em adolescentes

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, na Nota Técnica nº 40/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, revisou a recomendação para imunização contra COVID-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, restringindo o seu emprego somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech), com base nas seguintes premissas:

A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;

A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;

Somente um imunizante foi avaliado em ECR;

Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;

Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina); 

Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

Destacamos que a orientação da NOTA TÉCNICA 36/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS estabelecia que os adolescentes sem comorbidades seria o último subgrupo elegível para vacinação e somente vigoraria a partir do dia 15 de setembro. Outrossim, reafirmamos que Estados e Municípios sigam as orientações do Programa Nacional de Operacionalização da Covid-19.

Por fim, reiteramos que esta Secretaria, subsidiada pela Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19, revisará, sempre que necessário, suas recomendações, com base em dados de segurança e na evolução das evidências científicas.

Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

Nesta quarta-feira 15/09/2021. Foi promovido o FNE ITINERANTE 2021, edição realizada na câmara municipal de Ipanguaçu-RN

Nesta quarta-feira 15/09/2021. Foi promovido o FNE ITINERANTE 2021, edição realizada na câmara municipal de Ipanguaçu-RN, evento esse com decisiva participação do Banco do Nordeste e os parceiros que compõem o comitê gestor do território Açu Mossoró 2 do PRODETER e em especial a Prefeitura de Ipanguaçu.
Municípios contemplados no evento: Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Ipanguaçu
PRODETER: Fruticultura irrigada da Banana e da Manga

 Temas Abordados:

 - Linhas de Crédito FNE;
 - Parcerias;
 - Prodeter;
 - Fruticultura na região;
Assuntos Gerais:
 Participantes: Aproximadamente 60 pessoas
 Presenças: Vice Prefeita, Presidente da câmara de vereadores, vereadores, secretário de agricultura de Ipanguaçu, secretária de agricultura de Carnaubais, Técnicos de campo, EMATER, produtores, empresários e estudantes do IFRN.
No evento foram geradas várias intenções de negócios todas elas catalogadas e objeto de análise pelo BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.O Produtor Joice Jones de Oliveira falou que a região tem grande potencial com vantagens competitivas para implantação e expansão de novas áreas produtivas de frutas. A fruticultura voltada para exportação pode gerar desenvolvimento, renda e emprego para a região. “Temos muito a avançar e necessitamos de novos investimentos na região para que com o incremento da produção possamos ter mais poder de barganha na comercialização”.Na ocasião, ouve também assinaturas de contrato entre agricultores e o banco do nordeste.
Pelo banco do Nordeste estiveram presentes:
Agente de desenvolvimento:
- Ricardo Fernandes Silveira;
Gerente da Agência de Assú:
 - Antonio Aparecido Fernandes
Gerente de Negócios Pronaf da Agência de Assú:
 - Francisco das Chagas Félix júnior;
Coordenadora do Agroamigo:
- Mariana Barbosa Cachina;

Texto: Ricardo Fernandes
Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista
Fotos de Neto Camilo radialista

Recomendação de vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos é suspensa pelo Ministério da Saúde

Recomendação de vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos é suspensa pelo Ministério da Saúde
Agora apenas há indicação para imunização de pessoas dessa faixa etária com deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privadas de liberdade

Ministério da Saúde suspendeu a recomendação para imunização contra Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos, restringindo a aplicação das vacinas somente aos adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A decisão ocorre apesar da autorização pela Anvisa do uso da vacina da Pfizer para pessoas desta faixa etária. A nota técnica foi publicada no sistema do Ministério da Saúde na noite desta última quarta-feira (15), assinada eletronicamente pela secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo.

Entre as justificativas, o Ministério da Saúde aponta que a maioria dos adolescentes sem doença preexistente não sofre de casos graves da doença, que há somente um imunizante avaliado em ensaios clínicos e que os benefícios da vacinação nessas pessoas ainda não estão claramente definidos.

São Paulo
A cidade de São Paulo continua vacinando adolescentes apesar da nova orientação do Ministério da Saúde de aplicar doses em pessoas dessa faixa etária apenas com comorbidade, doença permanente ou que estejam privados da liberdade. 

Em nota enviada à Rádio Bandeirantes, a prefeitura da capital afirmou que segue o Plano Estadual de Imunização e 85% dos adolescentes que moram na cidade já tomaram a primeira dose. 

Os estados e municípios têm autonomia para decidir se suspendem ou não a imunização nessa faixa etária.

Rio de Janeiro
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro se reuniu com as secretarias municipais de Saúde para decidir se suspendem, ou não, a aplicação de doses da vacina Pfizer em adolescentes nos municípios do estado fluminense. Hoje, a capital vacina as meninas de 14 anos.

Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...