16/06/2023

- TENTATIVA DE GOLPE - 'SE O EXÉRCITO RECEBER A ORDEM, CUMPRE PRONTAMENTE’: CID E SUBCHEFE DO ESTADO MAIOR COGITARAM GOLPE, DIZ REVISTA.

- TENTATIVA DE GOLPE -

'SE O EXÉRCITO RECEBER A ORDEM, CUMPRE PRONTAMENTE’: CID E SUBCHEFE DO ESTADO MAIOR COGITARAM GOLPE, DIZ REVISTA.
O coronel Jean Lawand Junior e o tenente-coronel Mauro Cid-Fotos de reprodução

Após a derrota de Bolsonaro nas urnas, coronel manteve contato frequente com o ajudante de ordens do ex-presidente e pediu, repetidamente, que o plano fosse colocado em prática

A trama golpista no conteúdo do celular do tenente-coronel Mauro Cid, revelada pela revista Veja nesta quinta-feira, incluiu até mesmo integrantes do alto escalão das Forças Armadas, como atestam diálogos do coronel Jean Lawand Junior, então subchefe do Estado Maior do Exército, com Mauro Cid. Após a derrota de Bolsonaro nas urnas, Lawand manteve contato frequente com Cid e cobrou, repetidamente, que o plano fosse colocado em prática.

“Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele dê a ordem, que o povo está com ele”, implorou o coronel na noite de 1º de dezembro. “Acaba o Exército Brasileiro se esses caras não cumprirem a ordem do Comandante Supremo”, completou, referindo-se aos generais que chefiavam a Forças Armadas e ao próprio Bolsonaro.

Na mesma mensagem, Lawand chega a vislumbrar uma futura prisão do então presidente. “Ele não pode recuar agora. Ele não tem nada a perder. Ele vai ser preso”, previu o coronel, antes de acrescentar: “E pior, na Papuda, cara”. A resposta de Cid, porém, foi lacônica: “Mas o PR (presidente) não pode dar uma ordem se ele não confia no ACE (Alto-Comando do Exército)”.

No dia seguinte, Lawand retomou o assunto e relatou o encontro de “um amigo do QG” com o general Edson Skora Rosty, então subcomandante de Operações Terrestres, que teria anuído com a ofensiva. “Foi uma conversa longa, mas, para resumir, se o EB (Exército Brasileiro) receber a ordem, cumpre prontamente”, disse, antes de ponderar: “De modo próprio o EB nada vai fazer, porque será visto como golpe. Então, está nas mãos do PR (presidente)”.

Nove dias mais tarde, as intenções golpistas permaneciam circundando as interações da dupla. “Se a cúpula do Exército não está com ele, da Divisão para baixo está”, garantiu Lawand. “Assessore e dê-lhe coragem. Pelo amor de Deus”, prosseguiu, mais uma vez em tom de súplica. Cid retrucou informando que havia “muita coisa acontecendo”, “passo a passo”. O coronel festeja: “Excelente!!!”

Procurado pela revista, Lawand — destacado pelo governo Lula para assumir o cargo de representante militar em Washington, nos Estados Unidos — afirmou ter uma relação de amizade com Cid, com quem conversava sobre “amenidades”. Ele disse não se lembrar de nenhum diálogo de teor golpista. O general Rosty também relatou que não se recordava de conversas do gênero. Cid está preso desde o início de maio após uma operação da PF sobre fraudes em cartões de vacina, na qual seu telefone acabou apreendido.

O material publicado pela Veja faz parte de um relatório de 66 páginas produzido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal. No telefone de Cid, foi encontrado ainda outro documento, onde é aventada a hipótese de decretação de estado de sítio, uma das medidas mais extremas previstas na Constituição, válida apenas para situações excepcionais, como em caso de guerra.

Fonte: O Globo
Blog: ipanoticiais-neto camilo radialista
Facebook: neto camilo radialista
Twitter: @netocamilo50

Postagem em destaque

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir

Paciente rouba arma, mata vigilante do maior hospital do Recife e é morto a tiros ao tentar fugir Caso aconteceu no ...