POLÍTICA
Segundo a pesquisa, 51% dos entrevistados afirmam que há possibilidade de nova ditadura no Brasil. O instituto ouviu 3.667 pessoas entre 13 a 15 de setembro em 190 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Levantamento do Instituto Datafolha divulgado neste sábado (18) pelo jornal "Folha de S.Paulo" diz que para 50% dos entrevistados existe a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro tentar um golpe de Estado.
Veja o resultado:
30% dizem que há muita chance de Bolsonaro dar um golpe de estado
20% dizem que há um pouco de chance de golpe
45% dizem que não há nenhuma chance
6% não sabem
A soma dos quatro itens ultrapassa os 100% em razão de arredondamentos.
Ainda segundo o Datafolha, para 70% dos ouvidos, o sistema democrático é o melhor para o país. Outros 17% dizem que tanto faz se há democracia ou ditadura e 9% dizem que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático.
O instituto ouviu 3.667 pessoas de 13 a 15 de setembro em 190 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O Datafolha faz a pergunta sobre democracia desde 1989. Em relação à pesquisa mais recente, de junho de 2020, houve uma queda de cinco pontos no apoio à democracia – eram 75% os que concordavam que a democracia é a melhor forma de governo. Os que avaliavam que tanto faz ditadura ou democracia eram 12%, e os favoráveis à ditadura eram 10%.
O momento com menor apoio à democracia ocorreu em fevereiro de 1992, quando 42% diziam achar o sistema o melhor e 22% disseram que a ditadura poderia ser melhor em algumas circunstâncias.
Chance de ditadura
20% dizem que há muita chance de ditadura no Brasil
31% dizem que há um pouco de chance
45% dizem que não há nenhuma chance
5% não sabem
Na última pesquisa sobre isso, em junho de 2020, 21% viam muita chance de ditadura e 25%, um pouco de chance. Por outro lado, 49% não acreditavam em nenhuma chance de ditadura no Brasil e 5% não sabiam.
A pesquisa do Datafolha foi feita uma semana após declarações golpistas do presidente Jair Bolsonaro. Em manifestações do 7 de Setembro, Bolsonaro atacou ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. Juristas viram crime de responsabilidade na fala do presidente.
Credito: G1
Blog ipanoticias - Neto Camilo radialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário