12/05/2021

Novo surto de Chikungunya e dengue em ipanguaçu/RN está crescendo a cada dia que passa.

Devido a alguns convites feito ao blog Neto Camilo por alguns moradores do bairro Ilha grande, nós fomos até lá para falarmos um pouco sobre esse surto referindo-se ao Chikungunya e dengue.
          Mosquito transmissor da Chikungunya

Segundo relatos da população, a cidade entrou numa onda de Chikungunya, lá, fomos informados por moradores do bairro Ilha grande, que, no bairro contém inúmeros lugares com supostos locais apropriados para a procriação da lava do mosquito da Chikungunya e dengue aonde os dois mosquitos são muito parecidos.       Este é o mosquito transmissor da dengue.

Em 2015, eu Neto Camilo Radialista fui infectado por um mosquito em horário de almoço, consegui matar o mosquito meio que sem querer, e logo no final do dia em curso, já tive febres muito forte e dores no corpo inteiro e, até hoje eu sinto dores nas minhas articulações como dedos, joelhos e tornozelos.

Sintomas

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos, dores nos olhos e manchas vermelhas na pele. Segundo pesquisas, não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Transmissão.

Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto. O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.

Prevenção

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra chikungunya. (Eu Neto Camilo tomei paracetamol no período de febres e dores). Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Blog: Neto Camilo - Neto Camilo Radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ATAQUE DE ANIMAL MATA HOMEM DE 54 ANOS, NATURAL DE ASSÚ, NA ZONA RURAL DE IPANGUAÇU

ATAQUE DE ANIMAL MATA HOMEM DE 54 ANOS, NATURAL DE ASSÚ, NA ZONA RURAL DE IPANGUAÇU Blog ipanotícias: Uma ocorrência...