27/08/2024

Pesquisa Seta/Ipanguaçu: Remo lidera a rejeição na cidade

Pesquisa Seta/Ipanguaçu: Remo lidera a rejeição na cidade
Esse texto foi copiado do Blog do Gustavo Negreiros. Para ter acesso completo a matéria acesse gustavonegreiros.com.br

O candidato do PT a Prefeitura de Ipanguaçu, Remo, apresentou maior índice de rejeição do eleitorado na pesquisa do Instituto Seta, divulgada hoje (27). 

Perguntado em que não votaria de jeito nenhum, 34% dos eleitores responderam Remo, contra 23% dos que disseram Jefferson Santos, do PL. Outros 15% disseram não saber e 28% afirmaram que não rejeitam ninguém.

A pesquisa foi registrada sobre o número RN-07261/2024, no dia 21 de agosto de 2024, ouvindo 400 eleitores. O nível de confiança estimado é de 95% (noventa e cinco por cento) para uma margem de erro estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, de aproximadamente 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.

Credito: Blog do Gustavo Negreiros.
Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista 

Prefeito de João Dias morre em atentado; pai dele também é assassinado

Prefeito de João Dias morre em atentado; pai dele também é assassinado
Chefe do Executivo de João Dias foi socorrido em um hospital da cidade paraibana de Catolé do Rocha mas não resistiu aos ferimentos

O prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, foi assassinado na manhã desta terça-feira (27) em um atentado na zona rural da cidade. O ataque também resultou na morte do pai dele, Sandi Alves de Oliveira. As circunstâncias do atentado ainda são imprecisas, mas a Polícia Militar confirmou a ocorrência. O chefe do Executivo de João Dias foi socorrido em um hospital da cidade paraibana de Catolé do Rocha, mas não resistiu aos ferimentos.

Marcelo Oliveira, que é candidato à reeleição pelo União Brasil. A morte do político foi confirmado pela Polícia Civil. Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed-RN) informou que já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e da Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado.

De acordo com a Polícia Civil, ainda não há linha de investigação definida para o caso.

O crime foi registrado nesta manhã, no próprio município de João Dias, em condições ainda a serem esclarecidas. A motivação também está sendo investigada.

João Dias, uma das cidades mais polêmicas do Rio Grande do Norte, tem sido marcada pela influência de organizações criminosas. Em 2022, a eleição de Marcelo — cujo nome de batismo é Francisco Damião de Oliveira — e da vice-prefeita, Damária Jácome, ocorreu em meio a acusações de envolvimento com o crime organizado.

Damária tem vários parentes associados ao tráfico de drogas e armas. Atualmente, ela é candidata à Prefeitura de João Dias pelo partido Republicanos, concorrendo contra o atual prefeito, mas a candidatura dela ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral.

Polêmica em 2022

Logo após a eleição de 2022, Marcelo renunciou ao cargo alegando problemas de saúde, mas posteriormente voltou ao cargo por meio de uma ordem judicial, afirmando que havia renunciado por pressões e ameaças de morte da família da vice-prefeita. Em julho de 2021, a vice-prefeita Damária assumiu o cargo de prefeita, mas enfrentou um mandado de prisão em dezembro por suspeitas de envolvimento com crimes.

Em 2022, o Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou a Operação Omertá. As investigações apontaram que o grupo de Laete Jácome, pai de Damária, teria extorquido Marcelo para que ele renunciasse. Além disso, o grupo é suspeito de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e outros crimes, utilizando empresas de fachada para movimentações bancárias suspeitas.

Crime organizado

A família de Damária Jácome tem um histórico de prisões e confrontos com a polícia. Em 2021, dois de seus irmãos morreram em uma troca de tiros com a polícia na Bahia. Outros dois irmãos também foram presos por tráfico de drogas. O próprio Laete Jácome foi preso em flagrante em 2020, junto com outras seis pessoas, por posse ilegal de armas e munições.

Credito: UOL notícias
Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista 

26/08/2024

JUSTIÇA DETERMINOU QUE MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU RESTITUA CILINDROS DE GÁS À EMPRESA CONTRATADA

JUSTIÇA DETERMINOU QUE MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU RESTITUA CILINDROS DE GÁS À EMPRESA CONTRATADA
AGOSTO 26, 2024
A justiça estadual negou, em segundo grau, recurso do município de Ipanguaçu após o poder público local não restituir 46 cilindros de gás a uma empresa contratada. A decisão é dos desembargadores integrantes da 1ª Câmara Cível do TJRN, à unanimidade de votos.

A empresa buscou a justiça requerendo a condenação do ente público à restituição de 46 cilindros de gás recebidos pelo governo local por força do contrato firmado entre as partes. Caso os cilindros não estejam mais em posse do município de Ipanguaçu, requereu o pagamento da quantia no valor de R$ 69 mil.

A municipalidade argumenta que a firma não comprovou a prestação dos serviços no último mês do contrato, isto é, que no último mês do contrato a empresa teria entregue ao ente público os cilindros em questão.

Consta nos autos do processo que foi acordado que o município deveria observar integralmente todas as normas de segurança e manuseio de cilindros, e ainda conservá-los em perfeitas condições de uso, limpos e isentos de quaisquer substâncias contaminantes, respondendo pelos serviços de limpeza caso necessário.

Além do mais, as partes acordaram que os cilindros permaneceriam sob guarda do município pelo prazo de 365 dias e, decorrido 0 prazo, OS bens em questão seriam devolvidos "completos, com válvula, capacetes e em perfeitas condições de uso".

A parte autora juntou aos autos do processo, as notas fiscais, assinadas por pessoas comprovadamente ligadas à administração municipal, as quais dão conta da entrega do total de 46 cilindros entre o período de agosto de 2020 e outubro de 2021.

Analisando o caso, o relator do processo, desembargador Dilermando Mota, ressaltou que o município não alcançou êxito ao contestar que as pessoas que assinaram as notas fiscais são, de fato, ligadas à administração de Ipanguaçu, do que se presume que os cilindros foram devidamente entregues.

Assim, "passados mais de 365 dias da entrega dos cilindros ao município, certo é que, ausente renovação do contrato, surge para a administração o dever de restituir os bens nos termos contratuais", afirmou.

Credito: Rabiscos
do Samuel Junior
Repostado - Neto Camilo radialista

19/08/2024

Rtvipanews - Pesquisa TCM/TS2 mostra as avaliações dos governos em Mossoró.

Rtvipanews - Pesquisa TCM/TS2 mostra as avaliações dos governos em Mossoró.
Foram entrevistados 781 eleitores de Mossoró entre os dias 14 e 15 de agosto de 2024.

A TCM divulgou nesta segunda (19) as avaliações dos governos em Mossoró, incluindo a gestão do prefeito Allyson Bezerra, da governadora Fátima Bezerra e do presidente Lula.

Sobre a gestão do atual prefeito, 26,1% consideram ótima. Já a avaliação boa corresponde a 44,4%. Os que consideram a gestão regular são 19,0%. Os que consideram ruim são 6,5%. A péssima corresponde a 3,2%. Não sabem/ não responderam 0,8%.

Na avaliação do governo Lula, 52,5% aprovam. Já 39,6% desaprovam. Não sabem/ não responderam 7,9%.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 781 eleitores de Mossoró entre os dias 14 e 15 de agosto de 2024.

O nível de confiança utilizado é de 95% - isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro máxima estimada do modelo aleatório simples que é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob o número RN-07586/2024.

Blog: ipanoticias - Neto Camilo radialista
@_rtvipanews @netocamilo51

Postagem em destaque

Pesquisa Seta/Ipanguaçu: Remo lidera a rejeição na cidade

Pesquisa Seta/Ipanguaçu: Remo lidera a rejeição na cidade Esse texto foi copiado do Blog do Gustavo Negreiros. Para ter acesso c...