18/02/2022

Bactéria no cérebro: como se pega tipo de meningite de Paulinha Abelha?

Bactéria no cérebro: como se pega tipo de meningite de Paulinha Abelha?

Paulinha Abelha, vocalista da Calcinha Preta, em São Paulo desde 18/02/2022 13h06 

Em coma, a cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, foi diagnosticada na noite desta quinta-feira (17) com uma bactéria no cérebro, quadro conhecido como meningite.

A assessoria da cantora já tinha informado que ela estava com insuficiência renal, que é quando os rins não conseguem realizar a função de filtrar o sangue. Durante a noite, a equipe comunicou que a cantora foi transferida do Hospital Unimed, em Aracaju, para o Hospital Primavera, na mesma cidade.

No domingo (13), Paulinha estava em turnê com a banda em São Paulo quando passou mal e foi hospitalizada assim que desembarcou na capital sergipana.

O que é meningite?

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolve o cérebro e a medula espinhal, com o objetivo de proteção.

São elas, de fora para dentro:

Dura-máter; Aracnoide; Pia-máter.

Quando uma bactéria ou um vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e chegar às meninges, elas se inflamam e causam as meningites.

É uma doença considerada grave, bastante contagiosa e que pode provocar até morte. O problema pode ser causado por diversos agentes, mas os provocados por vírus e bactérias são os mais comuns.

Também existem tipos menos frequentes de meningite, como as causadas por fungos e parasitas, além das não infecciosas.

Como é transmitida?

Em geral, a transmissão da meningite bacteriana é de pessoa para pessoa, por meio de gotículas e secreções liberadas pelo nariz e garganta. De acordo com o CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças, nos Estados Unidos), aproximadamente uma em cada dez pessoas é portadora do meningococo no nariz ou na garganta, sem apresentar qualquer sintoma.

 Tipos e causas

As meningites bacterianas e virais são as mais importantes em termos de saúde pública, por sua capacidade de causar surtos.

A meningite meningocócica (causada pela bactéria Neisseria me. (causada pela bactéria Neisseria meningitidis) é a mais grave, mas outros organismos também podem estar envolvidos. Em geral, a incidência das bacterianas é mais comum no outono e no inverno e das virais, na primavera e no verão.

No caso das bactérias, as principais causadoras da meningite são a Neisseria meningitidis (meningococo), Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Haemophilus influenza e. Streptococcus do grupo B, Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Treponema pallidum também podem causar a doença, porém com menor frequência. O bacilo de Koch, um tipo de micro-organismo um pouco diferente que causa a tuberculose também pode, em certos casos, provocar meningite.

Sintomas de meningite

Febre (de início súbito), Dor de cabeça, Rigidez do pescoço, Mal-estar Náusea Vômito, Sensibilidade à luz, Confusão mental, Manchas vermelhas na pele (em alguns casos), Na suspeita da doença, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Como tratar

No caso das meningites bacterianas, é feito com antibióticos aplicados na veia. Nesse caso, é necessária a internação hospitalar. Quanto mais rápido o tratamento começar, menor a possibilidade de o quadro evoluir mal.

Tem cura?

Sim, a maioria dos casos evolui para a cura, mas é fundamental que os cuidados sejam iniciados o quanto antes, principalmente no caso da meningite bacteriana. O risco de morte por meningite meningocócica é alto - de 10% a 20%, segundo a Sbim (Sociedade Brasileira Imunizações), podendo chegar a 70% se houver infecção generalizada (meningococemia).


Blog Ipanoticias - Neto Camilo Radialista

Pesquisa na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ATAQUE DE ANIMAL MATA HOMEM DE 54 ANOS, NATURAL DE ASSÚ, NA ZONA RURAL DE IPANGUAÇU

ATAQUE DE ANIMAL MATA HOMEM DE 54 ANOS, NATURAL DE ASSÚ, NA ZONA RURAL DE IPANGUAÇU Blog ipanotícias: Uma ocorrência...