Bolsonaro utilizará parte da frota terrestre do exército - Foto: Jefferson BernardesAFP via Getty Images
Bolsonaro utilizará parte da frota terrestre do exército - Foto: Jefferson BernardesAFP via Getty Images
Bolsonaro marcou para esta terça-feira um desfile com tanques de guerra em Brasília
Brasil possui, no total, 439 destes veículos na frota do exército
Presidente tenta mostrar força apesar da provável derrota da PEC do voto impresso
Jair Bolsonaro (sem partido) marcou para esta terça-feira (10), dia agendado para votação da PEC do voto impresso no Congresso, um desfile de tanques de guerra em Brasília. O presidente pretende mostrar força com o comboio de veículos pela Esplanada dos Ministérios.
De acordo com informações do UOL, além de tanques, o desfile contará com veículos como lança-mísseis e estacionará em frente ao Palácio do Planalto, onde seu comandante fará a entrega do convite a Bolsonaro para presenciar o maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central, a Operação Formosa.
No comboio desta terça, o presidente utilizará parte da frota de blindados de propriedade do exército brasileiro.
No total, segundo o site especializado Global Fire Power, o Brasil possui 439 tanques de guerra, dos quais destacam-se os modelos Leopard, da Alemanha, T-90, da Rússia, e Stingray, da Tailândia, sendo que este é considerado de classe leve.
A frota corresponde a 13,8% de toda composição terrestre disponível ao exército brasileiro, perdendo apenas para os veículos blindados de combate, com 2.000 unidades (62,9%) e a artilharia rebocada, com 546 (17,2%).
Bolsonaro tenta mostrar força apesar de provável derrota da PEC do voto impresso - Foto: Sergio Lima/AFP via Getty Images
A composição das Forças Armadas do país contém, ainda, 136 veículos de artilharia autopropulsada (4,3%) e 60 lançadores múltiplos de foguetes (1,9%).
Considerando somente os tanques de guerra, o Brasil possui a 34ª maior frota do planeta, logo atrás dos 470 da Mongólia e à frente dos 434 dos Emirados Árabes Unidos. O país está atrás de pequenas nações, como Myanmar, Bangladesh, Azerbaijão, entre outras, mas também de potências como China e Japão.
A maior frota de tanques do mundo é da Rússia, com incríveis 13 mil, bem à frente da Coreia do Norte, com 6.145. Os Estados Unidos aparecem em terceiro, com 6.100, seguidos pela Índia, 4.730, e a Síria, 3.740.
Bolsonaro deve sofrer derrota em votação da PEC
O desfile é encarado como uma forma de Bolsonaro mostrar força mesmo com o provável revés na votação da PEC. Um levantamento feito pelo jornal O Globo aponta que o voto impresso deve sofrer nova derrota na Câmara dos Deputados. Entre os 24 partidos, 15 votariam contra a Proposta de Emenda à Constituição.
Credito: Yahoo notícias
Blog Ipanoticias - Neto Camilo Radialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário