Como surge o mosquito da dengue
Bom pessoal, para começar então vamos entender melhor como essa doença funciona. A dengue é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti. Vocês já devem ter visto nos noticiários e nas inúmeras campanhas que acontecem todo o ano como identificar esse mosquito.

Ele é pretinho, e tem listrinhas brancas nas pernas e na cabeça. Existem algumas outras espécies de mosquitos que também têm essas listras, mas na dúvida, corre lá com o chinelo ou com o inseticida e põe um fim nesse pernilongo logo. Melhor se prevenir do que remediar, certo?
O mosquito da dengue geralmente aparece nas manhãs e no fim de tarde, porque não é fã de calor, então durante as horas mais quentes ele busca refúgio em lugares internos. Ele voa baixo, então costuma picar nos pés e nas pernas, e diferentemente das picadas de pernilongo que estamos acostumados, geralmente não dá coceira.

Imagem: Prefeitura de Umuarama
Para se reproduzir, como nós sabemos, a fêmea do Aedes Aegypti coloca seus ovos em locais com água parada. Esses ovos podem ficar até 8 meses parados sem se desenvolver, até encontrarem a condição de calor ideal para evoluírem. A partir disso, em até 10 dias esses ovos de mosquito já podem atingir a fase adulta e viver por até 1 mês.
Os sintomas da dengue aparecem de repente, e os mais comuns são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, fraqueza, vômitos e diarréia. Então, se você estiver com algum desses sintomas, preste atenção e vá fazer um teste para saber como tratar da doença!
Sabemos muito bem de modo geral como podemos evitar que o mosquito deposite seus ovos e se reproduza: não deixando água parada. Então, sempre deixando latas e sacos de lixo tampados, baldes e recipientes de água sempre virados para baixo, caixa d’água tampada, etc. Mas se olharmos especificamente para nossas plantas e jardins, como fazemos nossa parte contra esse mosquito?
Evite a dengue nos vasos das plantas
Blog: ipanotícias -neto Camilo radialista
Nenhum comentário:
Postar um comentário